O que é uma Linha de Tendência de Alta, comumente chamada de LTA? É uma linha diagonal que liga no mínimo dois fundos ascendentes, traçada a partir do fundo mais baixo da tendência. Tem o objetivo de monitorar a tendência de alta do preço de um ativo.
Observe inicialmente na figura que há uma tendência de alta do preço, caracterizada pela formação de topos e fundos ascendentes. Para traçar a LTA, basta ligar os dois fundos ascendentes através de uma liga diagonal estendida à direita, conforme mostra a figura.
Quais são os sinais gráficos obtidos ao usar a LTA?
1. Quanto maior for sua inclinação mais forte tende a ser a tendência de alta.
2. Funciona como suporte. Logo, tende a ocorrer uma pressão compradora quando o preço se aproxima da LTA.
3. Quanto maior for o número de fundos que tocam a LTA, mais significativa é a tendência de alta, bem como o suporte proporcionado pela linha.
4. O rompimento para baixo da LTA sinaliza fraqueza da tendência de alta. Isto poderá resultar na reversão da atual tendência após a formação de um pivô de baixa.
Vamos a um exemplo prático usando o gráfico diário da NATU3. Repare que a partir do ponto A, fundo mais baixo no gráfico, há a formação do fundo ascendente B destacado. A partir deste momento é possível traçar uma LTA ligando os fundos A e B para monitorar a tendência de alta deste ativo.
Com a evolução da tendência de alta da NATU3, observe que no ponto C a LTA ao ser testada funcionou bem como suporte. Nesta região ocorreu uma pressão compradora fazendo com que o preço superasse a máxima do topo anterior.
A formação de um fundo após testar a LTA, geralmente revela uma oportunidade de compra de um ativo a favor da tendência de alta. Por outro lado, o fechamento de um pregão abaixo da LTA da NATU3 sinalizará uma chance de reversão desta tendência.