Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


Partilhe esta Página

 

 GBP/NZD (16 OUTUBRO)

EUR/JPY (13 OUTUBRO)

 GBP/USD (08 OUTUBRO)

AUDUSD (07 OUTUBRO)

USD/CAD (05 OUTUBRO)

(02 OUTUBRO)  The World of Swing Trading (guest post)

USDJPY (02 OUTUBRO)

EURO CAI 0,3% (01 OUTUBRO)

EURGBP (30 SETEMBRO)

DOLAR AUSTRALIANO (28 SETEMBRO)

GBPUSD (25 SETEMBRO)

EURO SENTIMENTOS DO MERCADO(24 SETEMBRO)

GBPUSD (19 SETEMBRO)

 

 

 



Total de visitas: 29840
Bandas de Bollinger
Bandas de Bollinger

As bandas de Bollinger são utilizadas para medir a volatilidade do mercado. O que esta ferramenta faz é informar o investidor se o mercado está calmo ou em movimento. Quando o mercado está calmo, as bandas contraem, e quando o mercado está em movimento, as bandas expandem

No seguinte exemplo, quando o preço está estável, as bandas aproximam-se entre si e quando o preço está em tendência, as bandas afastam-se.

Ressaltos nas Bandas de Bollinger

Uma característica importante relativamente às bandas de Bollinger está no facto de os preços regressarem sempre ao meio das bandas. Desta forma, é fácil de prever qual será o movimento seguinte num gráfico:

O preço ressalta sempre na banda superior e regressa ao meio das bandas de Bollinger. Este é movimento de ressalto clássico e a razão para este ressalto está no facto de as bandas funcionarem como níveis de suporte e resistência dinâmicos.

Quanto maior for o período do gráfico analisado (diário, de hora-a-hora, de 20 em 20 minutos,..), mais forte são estas bandas. Esta estratégia funciona melhor quando o mercado está em consolidação, sem seguir qualquer tendência. De seguida é apresentada a situação em que o mercado segue uma tendência.

Contracção das Bandas

Quando as bandas de Bollinger contraem, significa que o par está prestes a iniciar uma tendência. Quando as velas quebram a banda superior, então a tendência do par será de subida. Por outro lado, se as velas quebram a banda inferior, então o preço segue uma tendência decrescente.

Considerando como exemplo, o seguinte gráfico onde estão desenhadas as bandas de Bollinger:

Neste gráfico é possível concluir que, após as bandas contraírem, o preço toca o limite superior. Este é um indício forte de que o preço deve iniciar uma tendência crescente a qualquer momento. Passado pouco tempo, o gráfico seguiu a seguinte tendência:

 

Esta estratégia foi desenvolvida para que os investidores consigam aproveitar as tendências o mais cedo possível. Este tipo de movimentos acontece várias vezes por semana e podem ser facilmente identificados nos gráficos de 15 minutos.