O Engolfo de Baixa é um padrão de baixa que sinaliza a reversão de um movimento de alta do preço para um movimento de baixa.
Quais são suas principais características?
1. Ocorre após um movimento de alta.
2. Dois candles com cores distintas fazem parte do padrão.
Quais são os fatores que potencializam o Engolfo de Baixa?
1. O 1º candle com um corpo bem pequeno de alta, demonstrando indefinição dos investidores após um movimento de alta, e o 2º com um grande corpo de baixa sinalizando uma forte pressão vendedora.
2. O corpo do 2º candle encobrindo mais de um corpo dos candles anteriores.
3. Volume alto na formação do 2º candle, preferencialmente superior ao do 1º candle.
4. Formação do padrão:
Vamos ao exemplo. No gráfico diário da PETR4, figura abaixo, podemos observar a ocorrência de um Engolfo de Baixa. Primeiramente o preço da ação estava em movimento de alta.
Após mais um dia de alta o ativo abriu o próximo pregão com um valor mais alto do que o fechamento do dia anterior, demonstrando ainda uma perspectiva positiva.
No entanto, no decorrer do dia houve uma boa pressão vendedora que proporcionou um fechamento em queda, abaixo do preço de abertura do dia anterior, e consequentemente a reversão da perspectiva inicial do dia.
Repare que neste exemplo o corpo do candle de baixa encobriu três corpos dos candles anteriores, o que potencializa a chance de queda do preço.
A formação do Engolfo de Baixa, mudança da perspectiva positiva que o antecedia, geralmente revela uma oportunidade de venda de ativos em tendência de baixa. No exemplo este padrão gráfico resultou em um forte movimento de baixa do preço.